sexta-feira, 29 de abril de 2005

CV Fernanda Câncio

Fernanda Câncio (nascida em 1964) é uma jornalista portuguesa que pertence ao corpo redactorial do Jornal Diário de Notícias desde 2004.[1]
Biografia profissional
Fernanda Câncio obteve a licenciatura de Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Iniciou a sua actividade profissional no Expresso, passando depois para a revista Elle, onde permaneceu até 1991. Posteriormente, trabalhou para a Grande Reportagem, até 1997. De 1996 a 2002 exerceu a sua actividade profissional na SIC efectuando reportagens e como editora do programa Esta Semana. De 1997 a 2003, integrou a redacção da Notícias Magazine (revista de domingo do DN e JN).
Colaborou também com outros meios de comunicação social impressa, como a revista Visão, o Jornal de Letras, a Cosmopolitan, a revista Marie Claire, a Egoísta e a Conscience (revista publicada por Catholics For Free Choice).
Actualmente (2007), tem a categoria profissional de grande repórter [2].
Fernanda Câncio foi signatária de uma petição à Assembleia da República a favor da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Em 2007, participou activamente, integrada no movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim, na campanha a favor do "sim" no referendo pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez; durante o período da campanha absteve-se de escrever notícias sobre esse assunto no jornal de cuja redacção fazia parte.
Prémios
Foi premiada, em Outubro de 2005, com o Prémio Arco-íris, da Associação ILGA Portugal, pelo seu contributo, enquanto blogger e jornalista, na luta contra a discriminação e homofobia.
Bibliografia
É autora dos seguintes livros:
Olhem para mim (reportagem) D. Quixote, 2003
Cidades sem Nome - Crónica da Condição Suburbana (livro-reportagem com fotografia de Abílio Leitão), Lisboa: Comissão de Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo, 2005.
Até Não Perceber. 15 histórias de verdade a caminho da ficção (colectânea de reportagens), Tinta da China, 2007.[14]

CV Raquel Freire

Raquel Freire (Porto, 1974) é uma cineasta portuguesa. Artista-activista, performer, argumentista, produtora, câmara, montadora, fotógrafa.
Realizou e escreveu o argumento das longas metragens de ficção Veneno Cura (2007), " A Vida Queima" (2007), Rasganço (2001) e a curta metragem Rio Vermelho (1999).
Realizou e produziu os documentários de longa-metragem :“ESTA É A MINHA CARA – Teatro de vanguarda em Portugal no século XXI”, com os criadores Mónica Calle, Lúcia Sigalho, João Garcia Miguel, Miguel Moreira, Susana Vidal, Paulo Castro, Circolando; para a Fundação Calouste Gulbenkian, em misturas, 2007.
Realizou o vídeo “Circolando”, co-produzido com o FIAR (2005).
Realizou o documentário “Aborto” em processo judicial(2004).
Realizou os documentário “Coimbra: é proibido proibir”, “Rasganço: entrevistas e reflexões sobre o filme”,(2003).
Realizou muitos videos de acções directas de organizações internacionais activistas.
Argumentista, realizadora de "RASGANÇO", longa-metragem, ficção – Festival de Veneza 2001, Semana da Crítica-Competição; Festival Internacional de Montreal Canadá 2001; Festival Primer Plano Dijon, França, competição, 2002; Festival Travellig-Lisbonnes Rennes France 2002; Mostra Internacional de Cinema de Valencia, Competição 2002; Festival Internacional de Cinema de Gwanju, Coreia 2002; II Festival de Cinema Ibérico e Europeu; I Festival Internacional de Cinema de Braga 2003, entre outros. Exibido comercialmente em Portugal (foi o 2º filme português com mais público em 2001), e em França.

Argumentista, realizadora e produtora da curta-metragem "RIO VERMELHO" – Torino Film Festival 1999, Selecção Oficial-Competição Internacional; Festival de Clermont-Ferrand 2000; Festival da EU-Zagreb e Split 2000; Leeds International Filmfestival; Drama Int'l Short Film Festival Greece; Paris-Histoires Courtes et Longues Franco Portugaises; Badajoz Festival de Cine Ibérico 2000; 32ª Muestra Cinematografica del Atlântico de Cadiz; Festival de Curtas-metragens New Delhi 2001; New Portuguese Culture Festival S.Francisco; CortoCinema & ArcheoRoma; Concorso Cinematografico Tirrenia Massimo Troisi 2000;Festival de Cinema Contemporâneo de Seul-Coreia 2002; Festival de Cabo Verde 2002; FebioFest 2003; VII Muestra Cinesur, Garriga 2003; Mostra de Cinema Português em Jacarta e Yogyakarta 2003; Ciclos de Cinema Português em Belo Horizonte 2003, Ciclo de Cinema Português em S.Paulo 2003,Brasil; Mostra de Filmes Portugueses no Luxemburgo 2004, Ciclo de Cinema de Lyon 2004, Ciclo de Cinema de Hamburgo 2005, Festival de Curtas-metragens de Zagrebe 2005. Em Portugal – Festival de Vila do Conde 2000; Festival de Curtas-metragens de Lisboa 2001; Festival Cinco Noites Cinco Filmes; III Mostra Transfronteiriça de Curtas-metragens de Évora; Mostra Metáforas de um corpo, Associação Geniuzastre, Lisboa; Festival Internacional de Cinema de Tróia; Festival Internacional do Algarve, entre outros. Estreia comercial em Portugal, em Fevereiro de 2004. Editada em dvd pela Fnac.

Lecciona dois seminários anuais de Interpretação para Cinema no curso superior de Teatro da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Lecciona seminários de auto-capacitação perante os média para activistas, em Portugal, França e Espanha.
Membro do Cineclube do Porto desde 1979.
Membro das Panteras Rosa de Portugal, Frente de combate à lesbihomotransfobia.
Membro da Rede Internacional de Luta contra a Homofobia, Rede Internacional pela liberdade sexual.
Membro fundador da Associação Médicos pela Escolha - MPE.
É colaboradora da organização Women on Waves.
Foi directora de campanha do movimento Médicos Pela Escolha no Referendo de despenalização da IVG -aborto em 2007.
Realizou os vídeos do movimento MPE, assim como os dos movimentos Voto Sim e Jovens pelo Sim durante essa mesma campanha.
Escreveu vários artigos sobre o cinema português para jornais, revistas e sites, como “Diário de Notícias”, “Visão”, “Le Monde Diplomatique”. Foi júri de diversos festivais de cinema.
Membro da primeira lista independente, que venceu sucessivamente as eleições para a Direcção Geral da Associação Académica de Coimbra nos anos de 92/93, 93/94 e 94/95.
Integrou as Comissões de Honra da candidatura e recandidatura de Jorge Sampaio à Presidência da República.
Frequentou o 5º ano da licenciatura de Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde cursou História e Estética do Cinema e História e Estética do Cinema Português (1996/1997). Estudou de música (canto, guitarra e composição) no Porto, dança, teatro, fotografia, pintura.