sexta-feira, 29 de abril de 2005

CV Fernanda Câncio

Fernanda Câncio (nascida em 1964) é uma jornalista portuguesa que pertence ao corpo redactorial do Jornal Diário de Notícias desde 2004.[1]
Biografia profissional
Fernanda Câncio obteve a licenciatura de Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Iniciou a sua actividade profissional no Expresso, passando depois para a revista Elle, onde permaneceu até 1991. Posteriormente, trabalhou para a Grande Reportagem, até 1997. De 1996 a 2002 exerceu a sua actividade profissional na SIC efectuando reportagens e como editora do programa Esta Semana. De 1997 a 2003, integrou a redacção da Notícias Magazine (revista de domingo do DN e JN).
Colaborou também com outros meios de comunicação social impressa, como a revista Visão, o Jornal de Letras, a Cosmopolitan, a revista Marie Claire, a Egoísta e a Conscience (revista publicada por Catholics For Free Choice).
Actualmente (2007), tem a categoria profissional de grande repórter [2].
Fernanda Câncio foi signatária de uma petição à Assembleia da República a favor da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Em 2007, participou activamente, integrada no movimento Cidadania e Responsabilidade pelo Sim, na campanha a favor do "sim" no referendo pela despenalização da interrupção voluntária da gravidez; durante o período da campanha absteve-se de escrever notícias sobre esse assunto no jornal de cuja redacção fazia parte.
Prémios
Foi premiada, em Outubro de 2005, com o Prémio Arco-íris, da Associação ILGA Portugal, pelo seu contributo, enquanto blogger e jornalista, na luta contra a discriminação e homofobia.
Bibliografia
É autora dos seguintes livros:
Olhem para mim (reportagem) D. Quixote, 2003
Cidades sem Nome - Crónica da Condição Suburbana (livro-reportagem com fotografia de Abílio Leitão), Lisboa: Comissão de Coordenação Regional de Lisboa e Vale do Tejo, 2005.
Até Não Perceber. 15 histórias de verdade a caminho da ficção (colectânea de reportagens), Tinta da China, 2007.[14]

Sem comentários: