segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Luís Salgado de Matos. Curta biografia


Curta biografia

Luís Salgado de Matos é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, fez um Diplôme d’Études Approfondies em Análise Comparativa de Sistemas Políticos na Sorbonne, é Doutor em Sociologia Política pela Universidade de Lisboa e Agregado em Instituições Políticas pela Universidade Nova de Lisboa.

Foi membro de O Tempo e o Modo (anos 1960) e da Seara Nova (começo dos anos 1970). Depois de ter sido vários anos jornalista profissional, foi director do extinto Jornal do Comércio (1975).

Foi Secretário de Estado da Economia do Governo de Transição de Moçambique (1974-1975). Foi ainda presidente do Instituto Português de Cinema e do Teatro S. Carlos e vogal da Administração do Porto de Lisboa, com o pelouro das relações com a cidade. Exerceu as funções de consultor do Ministro da Defesa Nacional, Júlio Castro Caldas, e do Presidente da República, Jorge Sampaio.

Escreveu vários livros de ciências sociais, entre os quais destacamos O Estado de Ordens e As Forças Armadas em Tempo de Mudança, «A Igreja na Revolução em Portugal (1974-1975)», além de um romance, Drª Helena. É membro do Instituto de Ciências Sociais (Ics) da Universidade de Lisboa. Coordena o projecto de investigação «A Igreja Católica e o Estado Português no Século XX Os Cardeais Mendes Belo (1906-1928), Gonçalves Cerejeira (1928-1972), António Ribeiro (1972-1998) e a República Portuguesa», uma parceria entre o ICS e o Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa. Nasceu em Lisboa em 1946.


Alguma bibliografia destacada
O Estado de Ordens - da Imprensa de Ciências Sociais que funciona no Instituto de Ciências sociais
As Forças Armadas em Tempo de Mudança, das edições Cosmos-Instituto de Defesa Nacional
«A Igreja na Revolução em Portugal (1974-1975)», editada pelo Círculo de Leitores (e salvo erro pela ed. Notícias) no livro Revolução e Democracia O País em Revolução (direcção de J. M. Brandão de Brito)
Drª Helena. Romance Editorial Notícias (extinta, sucedeu-lhe outra editora)

Sem comentários: