quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Portugal, 1900

Nem de propósito. A Hemeroteca de Lisboa acaba de colocar online dois titulos do final do século XIX. Excelente material complementar ao que temos debatido. Parece que foi combindao, mas não foi. Vejam, está excelente.
Esta informação, há que destacar, foi enviada pela Maria Helena Bicho, participante no curso. Por isso, já sabem, algo que considerem pertinente, enviem.


A Imprensa e o Jornal do Domingo [e-mail/newsletter na Hemeroteca de Lisboa]
Colocamos em linha dois novos títulos, A Imprensa e o Jornal do Domingo. A escolha recaiu, desta vez, sobre o fundo histórico, com a digitalização de dois importantes periódicos publicados em Lisboa no século XIX.
A Imprensa, publicada entre 1885 e 1891, num total de 72 números, foi dirigida por Afonso Vargas. O subtítulo revista científica, literária e artística traduzia desde logo todo um programa, confirmado depois em editorial assinado pelo director. Mas, apesar da abertura da revista “a toda a ordem de questões”, ela revelará uma abordagem especial à problemática da Imprensa, com a publicação de vários artigos sobre a tipografia em Portugal, a indústria do livro, o jornalismo, a imprensa da universidade, entre outros, temas do maior interesse para o conhecimento da História da Imprensa Periódica. Disponível aqui; para saber mais sobre esta publicação, espreite aqui.
O Jornal do Domingo publicou-se um pouco mais cedo, entre 1881 e 1883, e contou, desde o número 12, com a direcção literária de Pinheiro Chagas. Como colaboradores, destacam-se Brito Aranha, Bulhão Pato, Gervásio Lobato, Guerra Junqueiro, Júlio César Machado, Latino Coelho, Mariano Pina, Rafael Bordalo Pinheiro, e muitos outros. Foi essencialmente um jornal de entretenimento para o grande público, abundantemente ilustrado, ainda que com a entrada de novos colaboradores a actualidade política e literária ganhe relevância. Lisboa é também motivo de notícia, com crónicas sobre os seus costumes, espectáculos, a par dos tradicionais relatos de viagens ou artigos sobre as últimas descobertas científicas. Disponível aqui, com verbete histórico aqui.

1 comentário:

Ricardo Revez disse...

Vou já a caminho ver isso... :P