segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Sessão 5. António Pedro Vasconcelos

António-Pedro Saraiva de Barros e Vasconcelos
(Leiria, 10 de Março de 1939) é um cineasta português. Foi um dos jovens cineastas que se lançaram no movimento do Novo Cinema.
Aluno do Curso Superior de Filmografia, na Universidade de Sorbonne (Paris IV), António Pedro Vasconcelos é um dos cineastas representativos do Cinema Novo Português com o filme Perdido por Cem, de 1973. Foi responsável também por alguns dos filmes portugueses que maior sucesso comercial tiveram nas salas nacionais, como O Lugar do Morto (1984) ou Jaime (1999) - premiado com a Concha de Prata do Festival Internacional de Cinema de San Sebastian.
Recebeu, em Portugal, os Globos de Ouro para Melhor Filme e Melhor Realizador, com Jaime (1998).
Os Imortais (2003) e Call Girl (2007) são os seus mais recentes trabalhos.
No cinema trabalhou também como produtor (tendo fundado a V.O. Filmes, a Opus Filmes e ainda o Centro Português de Cinema, que produziu a maior parte dos filmes do Cinema Novo). É argumentista, montador e teve participações como actor nalguns filmes.
Presença regular na televisão como comentador desportivo, apresentou nos anos 70 o programa Cineclube (RTP2), fez crítica literária e cinematográfica, chefiou a redacção com João César Monteiro do jornal O Cinéfilo, foi colunista da revista Visão e director da revista A Semana (suplemento do Independente, onde publicou textos vários). É autor de Interesse Público, Interesses Privados (2002) e foi Provedor do Leitor no jornal Rekord.
Em 1985 representou Portugal no Fórum Cultural de Budapeste, a convite do Ministro dos Negócios Estrangeiros. Presidiu ao grupo de trabalho encarregado pela Comissão Europeia de fazer o Livro Verde para a Política do Cinema e Audiovisual. Tem ministrado conferências e congressos em Portugal e no estrangeiro.
Presidiu à Associação Portuguesa de Realizadores (1978-1984), ao Secretariado Nacional do Audiovisual (1991-1993), o Concelho de Opinião da RTP (1996-2003). Foi professor da Escola de Cinema do Conservatório Nacional e é, actualmente, coordenador executivo da Licenciatura em Cinema, Televisão e Cinema Publicitário da Universidade Moderna.
Foi distinguido Cavaleiro pela Ordem do Infante D. Henrique.

.

Sem comentários: