terça-feira, 13 de novembro de 2007

Sessão 7. O pós-guerra e a definição do Portugal moderno

Meus caros,
Outra sessão espantosa.
Duas linhas diferentes mas bem complementares.
A Fernanda Rollo, estreando o power point da sala, passeou-nos pelos modelos económicos do Estado Novo do pós-guerra, colocando-nos no Portugal dos anos 40/50 com um pormenor e atenção que impressionou pela vivacidade, clareza e exposição.
O Pedro Faria, assumidamente irreverente, posicionou Portugal no novo sistema internacional, partindo do pensamento político de Salazar.
Foi uma sessão que aqueceu no debate, uma vez mais, demonstrando que quanto mais avançamos na história e nos aproximamos do presente, mais as pessoas recordam e são confrontadas com interpretações alternativas (ou complementares) sobre o que aconteceu.
Por favor queiram comentar:
.
.

1 comentário:

Sofia Ferreira disse...

Essa complementaridade de opiniões e de interpretações de um momento histórico tão próximo, tornou-se num precioso contributo para que acontecesse um dos debates mais empolgantes do curso.

Gostei muito de ambas as exposições e dos seus estilos pessoais. As variações sobre o mesmo tema não permitem chegar a uma conclusão definitiva (será isso possível e desejável?) mas, muito mais interessante, duvidar de ideias pré-concebidas e assim enriquecer conhecimentos. Parabéns.